Loading

CYPEPLUMBING Sanitary Systems

2020.f

Etiquetas para as linhas de detalhe

As linhas de detalhe de medição podem conter etiquetas que indiquem, por exemplo, informação sobre a sua localização ou fase de construção. Estas marcas serão utilizadas no momento de gerar a documentação de projeto, de forma que seja possível extrair uma determinada parte do orçamento total.

Através da opção "Filtro" da barra de ferramentas correspondente ao separador "Orçamento" é possível visualizar a tabela do orçamento dos elementos que contenham uma ou várias etiquetas.

Assistente de código de divisa

Foi implementado um assistente nos dados gerais do projeto para facilitar a introdução do código da divisa do orçamento ou do banco de preços. Todos os códigos disponíveis seguem a norma internacional ISO 4217, de modo a serem compatíveis com o formato de intercâmbio de bases de dados para a construção FIEBDC-3 (.bc3).

Importar estrutura de capítulos

Foi implementada uma opção no painel de criação e edição do ficheiro de mapeamento que permite importar a estrutura de capítulos de um ficheiro em formato FIEBDC-3 (.bc3). Com esta funcionalidade, é mais fácil usar a estrutura de capítulos procedente de um banco de preços ou de um orçamento anterior.

Ao ler o ficheiro no formato FIEBDC-3 (.bc3) todos os recursos que não estejam definidos como capítulos (unidades de obra, preços unitários...) serão ignorados.

Correspondência do mapeamento com o banco de preços

Na edição do ficheiro de mapeamento, agora aparecem avisos nos recursos cujo código não está contido no banco de preços ativo. Desta forma, o utilizador pode assegurar-se de que todas as unidades de obra geradas vão ter um preço associado, de acordo com a base selecionada, quando se atualize a medição no separador "Orçamento" da aplicação.

Descrição por palavra-chave

Acrescentou-se um novo campo nas unidades de obra e capítulos que estabelece uma relação entre o elemento e uma série de palavras-chave, com o objetivo de permitir a procura de recursos mediante essas palavras. Esta opção está disponível tanto na tabela de preços da obra como em cada banco de preços.

Foi atualizada a ferramenta "Procurar" da barra de ferramentas para que agora possa encontrar recursos a partir das suas palavras-chave.

As palavras-chave fazem parte da especificação do formato de intercâmbio standard de bases de dados para a construção FIEBDC-3 (.bc3). Consequentemente, quando se importam bancos de preços ou orçamentos baseados nesse formato também se incorporaram as palavras-chave.

Percentagem do orçamento obtido do modelo BIM

Acrescentou-se uma nova coluna na tabela do orçamento que indica a percentagem de importância procedente das linhas de detalhe de medição geradas a partir de elementos do modelo BIM relativamente à importância total. A utilização de medições vinculadas a componentes do modelo BIM facilita o rastreio e, devido a isso, é um fator que se está a começar a pontuar em concursos públicos.

A visibilidade desta coluna na tabela do orçamento é opcional e pode ativar-se ou desativar-se a partir da opção "%BIM" no friso do separador "Orçamento".

Medições e orçamentos parciais da instalação

Até agora, os programas só permitiam gerar a medição e orçamento global da obra.

A partir desta versão, com a aplicação de filtros, é possível atribuir etiquetas aos elementos da instalação que permitem, no separador orçamento, gerar medições e orçamentos parciais da instalação.

Por exemplo, é possível gerar medições e orçamentos por blocos, por planta e até por tipo de elementos da instalação.

Entre as ferramentas para atribuir essas etiquetas aos elementos da instalação, existe uma que permite a visualização gráfica em 2D e 3D desses filtros. O que permite identificar rapidamente se a atribuição dessas etiquetas está correta ou se existe algum erro.

2020.b

Seleção de norma

Em versões anteriores, a seleção da norma a utilizar em "CYPEPLUMBING Sanitary Systems" e "CYPEPLUMBING Water Systems" realizava-se selecionando a bandeira do país de aplicação, que aparecia na parte lateral do diálogo "Opções gerais". Agora, foi incluído nesse painel um ícone em forma de globo terrestre que ao premir mostra outro painel onde o utilizador seleciona a bandeira do país de aplicação e os parâmetros selecionáveis da norma selecionada.

Características de acessórios (boca de limpeza, terminais de arejamento e fechos hídricos)

Em versões anteriores já se podiam introduzir "Bocas de limpeza" e "Terminais de arejamento", mas não se podia personalizar a sua simbologia nem a sua referência, nem definir sua tipologia de drenagem (residuais, pluviais, cinzentas...).

A partir desta versão foi incluído o ícone "Acessório" na secção "Opções de dimensionamento e verificação a realizar" do painel "Opções gerais". Através da sua seleção o utilizador pode definir as características de bocas de limpeza, terminais de arejamento e fechos hídricos.

Além disso, na barra de ferramentas foi incluída a secção "Acessórios" onde aparecerão os ícones para a introdução na rede dos acessórios definidos em "Opções gerais".

 

2020.a

Novas ferramentas de edição

Acrescentaram-se novas funcionalidades de edição na barra de ferramentas:

  • Mover elemento
    Permite mover o elemento selecionado e desligá-lo previamente da tubagem.
  • Mover tramo
    Permite mover só os tramos e desligá-los previamente dos elementos ligados.
  • Rodar elemento
    Permite rodar o elemento selecionado e desligá-lo previamente da tubagem.

Melhorias na vista 3D

As vistas 3D que se geram, podem-se configurar de diferentes modos:

  • A cores, sem ativar as arestas;
  • A cores, com as arestas ativas;
  • Monocromo, com as arestas ativas.

Animação em 3D do sentido do fluxo

A partir desta versão, na vista 3D dos programas "CYPEPLUMBING Sanitary Systems" e "CYPEPLUMBING Water Systems" é possível visualizar uma animação dos sentidos do fluxo da água.

A velocidade da animação é proporcional à velocidade da água em cada tramo.

Seleção automática de critérios de cálculo

A partir desta versão, "CYPEPLUMBING Sanitary Systems" e "CYPEPLUMBING Water Systems" podem realizar a seleção automática dos critérios de cálculo para tubagens horizontais em todas as zonas da instalação.

Para isso implementou-se a opção "Critérios de cálculo" no diálogo "Opções de cálculo" que o utilizador pode ativar ou desativar. Por defeito, as obras existentes de versões anteriores terão desativada esta opção e nas novas estará ativada.

Esta seleção automática de critérios de cálculo é configurável pelo utilizador.

Se se pretende evitar que o dimensionamento atribua os critérios de cálculo a determinado tramo, deve-se editar esse tramo e bloquear a atribuição automática de critérios de cálculo selecionando o cadeado dos critérios de cálculo.

Visualização da taxa de ocupação nas tubagens na vista 3D

A partir desta versão, "CYPEPLUMBING Sanitary Systems" permite visualizar na vista 3D a taxa de ocupação nas tubagens horizontais correspondentes à rede de drenagem de águas.

Introdução de tramos de tubagem de forma consecutiva

É possível introduzir tramos de tubagem de forma consecutiva. Até agora introduziam-se um a um.

Inserção automática de nós nas intersecções de tubagens

Na intersecção de tubagens gera-se um nó automaticamente.

Indicação da pendente

Em versões anteriores do programa, a pendente indicava-se mediante o símbolo de percentagem (%). Agora também é possível representá-la através do texto "/100".

×