Home A Top A CYPE Produtos Serviços Ensino Superior Contactos
Get Adobe Flash player
TUTORIAIS CYPE
ESTRUTURAS
CYPECAD
CYPECAD (MORADIA)
CYPECAD (EDIFÍCIO)
METAL
GERADOR DE PÓRTICOS
METAL 3D
NOVO METAL 3D
ELEMENTOS CONTENÇÃO
MUROS EM CONSOLA B.A
CONTENÇÃO PERIFÉRICA
ESTRUTURAS ESPECIAIS
PASSAGENS INFERIORES
PORMENORES CONSTRUTIVOS
GESTOR DE PORMENORES CONSTRUTIVOS
ELEMENTOS ESTRUTURAIS
ELEMENTOS ESTRUTURAIS
REDES
INSTALAÇÕES DO EDIFÍCIO
ÁGUAS, RESIDUAIS E PLUVIAIS (MORADIA)
ÁGUAS (EDIFÍCIO)
RESIDUAIS (EDIFÍCIO)
PLUVIAIS (EDIFÍCIO)
GÁS
CLIMATIZAÇÃO (MORADIA)
CLIMATIZAÇÃO (EDIFÍCIO)
ELETRICIDADE (MORADIA)
ELETRICIDADE (EDIFÍCIO)
SOLAR TÉRMICO
INCÊNDIO
INFRAESTRUTURAS URBANAS
ABASTECIMENTO DE ÁGUA
SANEAMENTO
ELETRICIDADE
GÁS
CONFORTO
CONDICIONAMENTO ACÚSTICO
CYPEVAC 3D
CYPEVAC III
ORÇAMENTAÇÃO AUTOMATIZADA
ORÇAMENTAÇÃO
GERADORES DE PREÇOS
PRÉ-DIMENSIONADORES DE MEDIÇÕES E ORÇAMENTOS
GERADORES DE ORÇAMENTOS
ARQUIMEDES (MORADIA)
ARQUIMEDES (ORÇ. PARCIAL)
ARQUIMEDES E CONTROLE DE OBRA
CYPEDOC. MANUAL DE UTILIZAÇÃO E MANUTENÇÃO
GESTÃO DE RESÍDUOS
CADERNO DE ENCARGOS
MANUTENÇÃO DECENAL
LIGAÇÃO AO GERADOR DE PREÇOS
CYPEDOC. FICHA TÉCNICA DA HABITAÇÃO
CYPEVAC III
Programa desenvolvido para o projecto de verificação da acústica nos edifícios, em função dos usos a que se destinam, de acordo com o Dec.-Lei nº 96/2008 de 9 de Junho, com excepção do artigo 10.º-A Auditórios e salas:

  •     Edifícios habitacionais e mistos, e unidades hoteleiras;
  •     Edifícios comerciais e de serviços, e partes similares em edifícios industriais;
  •     Edifícios escolares e similares, e de investigação;
  •     Edifícios hospitalares e similares;
  •     Edifícios desportivos;
  •     Estações de transporte de passageiros.
 
Realiza a verificação do índice de isolamento sonoro a sons de condução aérea e de percussão, do nível de avaliação sonora proveniente do ruído particular de equipamentos colectivos, da área de absorção equivalente e do tempo de reverberação. Permite assim o controlo da poluição sonora, de modo que as construções possuam condições de conforto acústico que salvaguardem a saúde e bem-estar dos ocupantes dos edifícios.
 
O programa contém uma biblioteca de tipologias de paredes exteriores, paredes interiores e pavimentos onde o utilizador poderá seleccionar os tipos correspondentes à obra em estudo.
 
Para cada tipologia é possível definir parâmetros relativos às várias camadas que constituem a parede ou laje, como a dimensão do tijolo, da caixa-de-ar, dos elementos de preenchimento, resilientes e absorventes, da lajeta flutuante, dos revestimentos, dos envidraçados; etc.
 
Os elementos constituintes das camadas das paredes podem ser tijolo furado, tijolo maciço, pedra, placas de gesso, betão armado; os elementos de preenchimento e/ou absorventes da caixa-de-ar podem ser poliestireno expandido ou extrudido, lã de rocha, lã de vidro, poliuretano projectado, granulado negro de cortiça; etc.
 
Os elementos constituintes das camadas dos pavimentos podem ser laje maciça, laje fungiforme aligeirada, laje aligeirada de vigotas, tecto falso de placas de gesso, tecto falso de madeira, mosaico, alcatifa, soalho, lamparquete; os elementos resilientes e/ou de absorventes podem ser lã de rocha, lã de vidro, granulado de cortiça, granulado de borracha, polietileno reticulado, poliestireno extrudido; etc.
 
O utilizador tem ainda liberdade para definir paredes e lajes genéricas, para casos especiais, ou seja poderá criar os elementos constituintes de cada camada definindo a sua massa superficial, beneficiando sempre da utilização da biblioteca de materiais e da biblioteca de paredes e pavimentos genéricos.
 
Para cada elemento poderão ser descritas as várias possibilidades de transmissão marginal, o programa efectua o seu cálculo de acordo com a norma EN12354.
 
O Cypevac determina o valor do LAr,nT, relativo ao ruído produzido pelos equipamentos situados em compartimentos contíguos, verificando se este cumpre os requisitos regulamentares.
 
A partir dos coeficientes de absorção definidos no Cypevac ou a definir pelo utilizador e da volumetria do espaço em estudo, o programa calcula o tempo de reverberação e efectua a sua verificação com os parâmetros regulamentares.
 
Para cada parede ou laje da obra poderá de imediato realizar a sua verificação, o programa informa se cumpre ou não os requisitos regulamentares. Caso não cumpra poderá proceder à modificação das características de uma ou mais camadas, ou escolher outro tipo, e realizar de novo a verificação.
 
Após o cálculo da obra, poderá obter as listagens de dados e resultados da verificação, incluindo os desenhos de pormenor de todas as paredes e pavimentos da referida obra, para além disso poderá obter uma ficha resumo.

Filmes Disponíveis:
Descrição e criação do exemplo
Criação das paredes exteriores
Criação das paredes interiores
Criação dos pavimentos
Verificação da parede Ext1
Verificação do pavimento Pav1
Verificação da parede Int1
Verificação do pavimento Pav2
Verificação do Pavimento Pav3
Listagens e Ficha Resumo
Descrição e criação do exemplo
Criação dos elementos
Criação do compartimento
Verificação e Listagens
       
Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais  OK