Home A Top A CYPE Produtos Serviços Ensino Superior Contactos
Get Adobe Flash player
NOTÍCIAS
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
Get Adobe Flash player
I Workshop BIM
 
CYPE, um passo à frente
Publicado em: 21-12-2012

Numa iniciativa do Grupo de trabalho BIM criado no âmbito da Plataforma Tecnológica para a Construção e o BIMForum Portugal, realizou-se no passado dia 28 de Novembro, no Auditório do Centro de Congressos do LNEC, em Lisboa, o I Workshop Nacional BIM, subordinado ao tema “BIM em Portugal: O estado da arte e o futuro”.

A sessão contou com o envolvimento de diversos produtores de software que divulgaram o evento junto dos seus clientes e participaram com um stand expositor. De notar que foi política da organização optar por exposições de utilizadores sobre a sua experiência BIM, em detrimento de participações dos fabricantes de software.

Considerado um sucesso pela organização contou com a presença de, aproximadamente, 250 profissionais da indústria, o que expressa a importância que o conceito BIM já representa para a indústria da construção.

Pudemos constatar que a utilização de metodologias BIM é ainda embrionária em Portugal e que os exemplos apresentados, contendo elementos de informação centralizada preconizados, carecem ainda de normas, de informação padronizada e da disponibilização de ferramentas informáticas preparadas para produzirem e manipularem informação BIM, bem como de comunicarem entre si.

O CYPE, desenvolvido para satisfazer as necessidades efetivas dos projetistas, é pioneiro no desenvolvimento do conceito BIM, estando preparado para fornecer informação de engenharia aos sistemas de informação BIM que venham a ser adotados.

Destacamos algumas importantes exigências/carências referidas pelos diversos intervenientes, construtoras, gabinetes de arquitetura, universidades e entidades da tutela da construção, ao longo das diversas comunicações, que se encontram implementadas no CYPE desde há já vários anos:

  • Deverão existir bases de dados standard de artigos constritivos.
  • Essas bases de dados deverão conter informação para a sustentabilidade económica e ambiental.
  • Deverá evoluir a interação entre as diversas especialidades, arquitetura e engenharias.
  • A complexidade das situações exigirá que os softwares disponham de verificação regulamentar automática.

Conceito CYPEBIM

Trabalhos e participações da TOP no âmbito do BIM

facebook   Partilhe esta notícia no Facebook

       
Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais  OK