Home A Top A CYPE Produtos Serviços Ensino Superior Contactos
Get Adobe Flash player
NOTÍCIAS
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
Get Adobe Flash player
Mais de 600 pessoas nas Conferências do Novo Dec.-Lei 96/2008 (Acústica), Cypevac III, Professor Rui Calejo Rodrigues e Eng.º Paulo Oliveira
 
Documentação para download
Publicado em: 17-10-2008
Mais de 600 pessoas estiveram presentes, nas conferências técnicas O novo Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios (RRAE) Decreto-Lei 96/2008, que decorreram nos dias 1 e 15 de Outubro, no Porto e em Lisboa respectivamente, destinadas a dar a conhecer as principais alterações do novo Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios, Decreto-Lei 96/2008, e uma utilização mais esclarecida do software de cálculo Cypevac III.

A sessão do Porto, da responsabilidade do Projecto NI&DEA da FEUP (Núcleos de Investigação & Desenvolvimento em Engenharia Acústica), tendo sido originalmente anunciada para um auditório da FEUP com capacidade de 209 lugares, teve que, por questão de lotação, ser transferida para o grande auditório da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda com capacidade de 500 lugares.

A sessão de Lisboa, organizada pela Top, decorreu no Auditório A da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

As conferências iniciaram com uma apresentação do Professor Rui Calejo Rodrigues, que se revelou impressionado com a elevada adesão ao evento, o que consolida a boa aposta em cooperar com o desenvolvimento do Cypevac e promover a sua melhor utilização, bem como o interesse dessa cooperação para o projecto NI&DEA da FEUP. Na primeira parte da sua intervenção, esclareceu as mais relevantes alterações que sofreu o regulamento e apresentou a sua interpretação dos aspectos que, em seu entender, possam suscitar mais dúvidas.

Seguiu-se a intervenção do Eng.º Paulo Oliveira, responsável pelo projecto de concepção do Cypevac III, na qual apresentou os aspectos da memória de cálculo do software relativos às novidades do regulamento e, seguidamente, introduziu um pequeno exemplo no software destacando a implementação dessas novidades.

As sessões continuaram com uma segunda intervenção do Prof. Rui Calejo, na qual abordou a utilização do software de cálculo como ferramenta de projecto e apresentou a sua proposta de preparação de um projecto de condicionamento acústico dos edifícios.

Foram ainda brevemente apresentadas, pelo Eng.º Paulo Oliveira os projectos de desenvolvimento para o Cypevac, já com novidades em desenvolvimento para a breve versão 2009 do CYPE.

Uma sessão de perguntas e respostas moderadas pelo Professor Rui Calejo Rodrigues encerrou os eventos.

Salienta-se e agradece-se a compreensão dos participantes, do Porto e de Lisboa, que corresponderam ao pedido de anteciparem a chegada de forma a facilitar a identificação e acesso às sessões o que aconteceu, não obstante as dificuldades de trânsito e estacionamento das duas cidades.

Agradecemos ainda o envolvimento e interesse demonstrados pelo Professor Rui Calejo na concretização dos eventos.



Comunicações para download

 

facebook   Partilhe esta notícia no Facebook

       
Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais  OK